INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Monografia


Monografia nº 36 - Efeitos da Internação sobre a Psicodinâmica de Adolescentes Autores de Ato Infracional

IBCCRIM 2005

Sirlei Fátima Tavares Alves

Este Trabalho busca, por meio do diagnóstico psicológico do tipo compreensivo, estudar as alterações na psicodinâmica de adolescentes privados de liberdade e verificar aspectos afetivo-emocionais desses adolescentes no início e após seis meses de internação na FEBEM-SP. Observamos que as interações interpessoais na família desses jovens tendem para o empobrecimento do diálogo e das trocas afetivas. A internação é um tempo no qual o sujeito fica privado das relações com seu grupo social para sua reeducação.

O tempo de internação não é sem conseqüência, uma vez que se observou uma acentuação da presença de mecanismos de defesa mais regredidos na relação com o meio, com um predomínio da pulsão de morte. Conclui-se assim que esses sujeitos não foram auxiliados por esse tipo de internação, que não os ajudou na re-significação de seus atos delitivos. A internação prejudicou a adaptação social e agravou o estado emocional dos adolescentes. Não possibilitou a eles o deslocamento para novas nomeações, para um canal de simbolização e re-significação no envolvimento com atos delitivos, uma vez que a instituição continuou cristalizando a cronificação desses adolescentes pelo nome pelos quais são reconhecidos “seres infratores”.

Como citar:
ALVES, Sirlei Fátima Tavares. Efeitos da internação sobre a psicodinâmica de adolescentes autores de ato infracional. São Paulo: IBCCRIM, 2005. 220p. (Monografias, 36).

Esta obra encontra-se à disposição dos associados para consulta na Biblioteca do IBCCRIM



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040