INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Monografia


Monografia nº 29 - Sortilégio de Saberes: Curandeiros e Juízes nos Tribunais Brasileiros (1900-1990)

IBCCRIM 2004

Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer

Desde os primeiros rascunhos da dissertação, a meta era realizar uma pesquisa que abordasse, com algum ineditismo, parte do vasto e ainda pouco explorado campo das relações entre Antropologia Social e Direito no Brasil. O recorte escolhido foi o das práticas mágico-religiosas-curativas punidas por leis vigentes no século XX.

Infelizmente, tanto à época em que desenvolvi o trabalho quanto hoje, são ainda incomuns, em nosso país, estudos antropológicos interessados em "abordar as abordagens" que os "homens da lei" fazem das curas mágico-religiosas. Com o apoio de minha orientadora, dispus-me a isso e, para tanto, buscamos documentos produzidos por esses homens, a fim de mergulharmos em seu universo mental e dele emergirmos para observar o mundo tal como eles, oficialmente, o viam. Em outras palavras, levantamos as interpretações jurisprudenciais das práticas mágico-religiosas-curativas e as interpretamos, nelas tentando identificar seus principais pressupostos e o alcance de suas aplicações.

Valemo-nos, para tanto, da tradicional postura antropológica que observa o outro para conhecê-lo e conhece-o para entender a lógica pela qual ele dá sentido ao mundo. Deslocamos, porém, a experiência de trabalho de campo antropológico, que põe, frente a frente, observador e observado, para uma experiência de trabalho documental, que distancia carnalmente o estudioso de seu objeto, mas o aproxima de suas representações escritas e de seus "rastros" oficiais. Também refocalizamos o costumeiro olhar antropológico deslocando-o das vivências do "homem comum" para apurá-lo relação as idéias dos homens de ciência.
(...)

Como citar:
SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Sortilégio de saberes: curandeiros e juízes nos tribunais brasileiros (1900-1990). São Paulo: IBCCRIM, 2004. 204 p. (Monografias, 29).

Esta obra encontra-se à disposição dos associados para consulta na Biblioteca do IBCCRIM



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040