INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Monografia


Monografia nº 22 - Espaço Urbano e Criminalidade: Lições da Escola de Chicago

IBCCRIM 2002

Premiada

Wagner Cinelli de Paula Freitas

As relações entre espaço urbano e criminalidade foram exploradas pelo trabalho pioneiro dos sociólogos da Escola de Chicago, que produziram estudos influentes nos anos de 1920 e 1930, especialmente na vertente que veio a ser denominada ecologia humana, cujos principais expoentes foram Robert Park e Ernest Burgess.

Este trabalho destaca a relevância da Escola de Chicago dentro da história da Criminologia. Partindo de uma contextualização histórica das cidades, são apresentados conceitos que foram criados pelos sociólogos de Chicago, principalmente no que concerne à distribuição geográfica do crime no espaço urbano. As limitações da Escola de Chicago também são discutidas, refletindo-se sobre o declínio de sua influência e seu posterior renascimento, abordando-se sua contribuição para diversas perspectivas criminológicas, dentre elas a prevenção do crime através do desenho ambiental, a teoria da escolha racional e a tese das janelas quebradas, esta última o fundamento teórico da chamada política de tolerância zero.

Fica, pois, lançado o convite ao estudo da cidade pelo viés da Criminologia, área do conhecimento com tanto a oferecer, seja àqueles voltados à reforma social, seja àqueles que, afastados de decisões políticas, formulam questões de ordem filosófica mais profundas.

Como citar:
FREITAS, Wagner Cinelli de Paula. Espaço urbano e criminalidade: lições da Escola de Chicago. São Paulo: IBCCRIM, 2002. 150 p. (Monografias, 22).

Esta obra encontra-se à disposição dos associados para consulta na Biblioteca do IBCCRIM



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040