INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Monografia


Monografia nº 17 - Os Filhos do Mundo - A Face Oculta da Menoridade

IBCCRIM 2001

Gutemberg Alexandrino Rodrigues

Este trabalho discute os limites da institucionalização da criança e do adolescente das camadas pobres da sociedade, ao longo de 1964-1979.

Parte dos discursos do Doutor Mario Altenfelder, primeiro presidente da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM), para, em seguida, resgatá-los nos discursos dos ideólogos (juristas, médicos, psiquiatras, pedagogos, assistentes sociais e jornalistas) da Revista "Brasil Jovem" que, durante o período, se transformou num fórum de debates sobre as questões relativas à problemática, envolvendo o abandono e a delinqüência.

Os discursos, por outro lado, encontraram respaldo legal no interior da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM/SP) , criada em 1976.

A análise, em relação à FEBEM/SP, apreende por meio do olhar dos pareceristas (assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras), de algumas unidades educacionais, à lógica institucional, bem como o universo no qual as crianças e adolescentes que estiveram inseridos.

Como citar:
RODRIGUES, Gutemberg Alexandrino. Os filhos do mundo: a face oculta da menoridade (1964-1979). São Paulo: IBCCRIM, 2001. 287 p. (Monografias, 17).

Esta obra encontra-se à disposição dos associados para consulta na Biblioteca do IBCCRIM



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040