INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Monografia


Monografia nº 12 - Crimes Sexuais e Sistema de Justiça

IBCCRIM 2000

Joana Domingues Vargas

A partir de uma pesquisa realizada na Delegacia de defesa da Mulher e no Fórum de Campinas, este livro analisa o comportamento do fluxo do Sistema de Justiça Criminal para crimes sexuais enfatizando os processos de classificação, de filtragem e de decisão empreendidos na Polícia.

Estes processos foram analisados a partir de dois eventos: a tradução da queixa em registro escrito, que resulta no enquadramento penal dos crimes e de seus autores, e a prisão durante o processo, que informa sobre como são tomadas as decisões acerca de quem deve ou não ser preso.

O recorte empírico foi delimitado à atividade de transformação de um acontecimento em fato jurídico co o resultado da sentença. Dados quantitativos produzidos sobre os crimes relativos aos procedimentos e aa cor do réu, bem como À relação entre agressor e vítima permitiram, respectivamente, a reconstituição do fluxo para crimes sexuais e a análise dos processos de categorização desses crimes e de seus protagonistas.

Como citar:
VARGAS, Joana Domingues. Crimes sexuais e sistema de justiça. São Paulo: IBCCRIM, 2000. 224 p. (Monografias, 12).

Esta obra encontra-se à disposição dos associados para consulta na Biblioteca do IBCCRIM



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040