INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE


Cursos e Eventos

Grupo de Estudos Ciências Criminais e Direitos Humanos (GCCRIMDH)-2020 - Maceió/AL.

EDITAL 2020

GRUPO DE ESTUDOS CIÊNCIAS CRIMINAIS E DIREITOS HUMANOS - MACEIÓ/AL


O GRUPO DE ESTUDOS CIÊNCIAS CRIMINAIS E DIREITOS HUMANOS (GCCrimDH) ocorrerá através de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais ? IBCCrim, o Centro Universitário Tiradentes ? Unit/AL e o Grupo de Pesquisa Biopolítica e Processo Penal. 

O GCCrimDH destina-se a alunos/as graduandos/as ou graduados/as em Direito e Ciências Humanas, interessados/as em Criminologia, Filosofia Política e Direitos Humanos, que objetivem aprofundar seus conhecimentos mediante a leitura de textos e realização de debates orais relativos à interpretação e aplicação dos direitos humanos nas democracias constitucionais contemporâneas, seus limites e suas potencialidades. É importante ressaltar que o grupo não objetiva realizar debates de caráter dogmático penal ou processual penal, ainda que temas relativos a essas matérias estejam presentes nos encontros, no entanto pautados pelo debate em torno da política criminal.

O GCCrimDH visa: (i) Estimular a reflexão crítica de temas relativos às ciências criminais e aos direitos humanos, mediante leituras, resenhas, apresentações orais, debates, artigos, filmes ou documentários; (ii) Auxiliar os/as alunos/as a identificar e compreender os argumentos centrais dos materiais selecionados para análise; (iii) Efetuar críticas das apresentações orais realizadas, de maneira a zelar pelo debate coletivo construtivo e respeitoso; (iv) Fomentar o aprofundamento das pesquisas mediante a colaboração ativa dos/as alunos/as, que serão reiteradamente convidados/as a participar dos debates e a acrescentar à bibliografia proposta de textos, filmes e documentários, de forma que percebam e vivenciem o grupo de estudos como um projeto coletivo de construção do conhecimento; (v) Promover o diálogo acadêmico interdisciplinar entre ciências criminais, direitos humanos e demais ciências humanas.

O processo seletivo é composto por duas fases: prova escrita online e entrevista com a Coordenação do curso.

Período de inscrição: 16/03/2020 a 22/04/2020

Valor da Inscrição: R$ 20,90

 Primeira Fase do Processo Seletivo (Prova Escrita online): De 24/04/2020 a 26/04/2020

 Resultado da Primeira Fase do Processo Seletivo: 28/04/2020

 Segunda Fase do Processo Seletivo (Entrevista): 29/04/2020. Cada candidato receberá por e-mail seu período específico.

 Divulgação do resultado final: 30/04/2020

 Início das aulas: 06/05/2020 (quarta-feira) das 16h às 18h.

 Confira o Edital e o Regulamento

 Informações: (11) 3111-1040 ramal 178 - grupodeestudos@ibccrim.org.br

Local: Sede do Centro Universitário Tiradentes, situado na Av. Comendador Gustavo Paiva, 5017, Bairro Cruz das Almas, Maceió/AL.


           


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040