INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE


Cursos e Eventos

Grupo de Estudos Avançados 2020 - Teorias do Delito-Curitiba-PR

Grupo de Estudos Avançados 2020 - Teorias do Delito-Curitiba-PR 

O Grupo de Estudos Avançados - GEA é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais que busca estimular e divulgar a reflexão sobre temas relevantes, nas ciências criminais, a partir de encontros em que são debatidos textos previamente selecionados pela Coordenação. As atividades do GEA têm frequência mensal e duração de um ano, destinando-se a graduandos ou graduados oriundos das faculdades de Direito ou demais áreas das Ciências Humanas e Sociais.

O GEA tem como foco promover o aprofundamento crítico dos alunos, desenvolvendo ferramentas que auxiliem a compreensão da questão criminal no Brasil e no mundo,  por meio da leitura de textos, apresentação de seminários e debate livre entre os integrantes. Nesse sentido, as reuniões se desenvolvem a partir da interação dos alunos,  nas exposições orais e não no formato de aulas expositivas.

 Todos os membros deverão ler a bibliografia mínima indicada e participar dos debates como requisito de permanência no Grupo. Os textos indicados como obrigatórios serão objeto de apresentação e discussão. A exposição se dará, a princípio, de forma voluntária e, em último caso, serão sorteados membros para fazê-la. Os coordenadores presentes mediarão o debate e, ao final, buscarão conduzir a construção de uma síntese coletiva dos pontos teóricos abordados.

Para cada encontro será disponibilizado um bloco de leituras formado por textos obrigatórios, que serão expostos pelos membros voluntários e textos complementares cujo objetivo é auxiliar a compreensão do assunto. A bibliografia não é exaustiva, sendo possível aos alunos a utilização de fontes não mencionadas no Cronograma apresentado.

O objetivo do GEA é proporcionar uma formação construtiva ao aluno por meio do estímulo ao saber crítico, acadêmico e compromissado com o amadurecimento intelectual. Os debates serão levados a cabo com respeito, urbanidade, gentileza e cordialidade; prezando pela relação de confiança e parceria.

 O processo seletivo é composto por uma fase: Análise curricular feita pela Coordenação do curso.

 Período de inscrição: 21/02/2020 a 25/03/2020

 Valor da inscrição para o processo seletivo: R$ 20,90

 Divulgação do resultado final: 01/04/2020

 Início das aulas: 03/04/2020

 Confira o Edital e o Regulamento

Informações: (11) 3111-1040 ramal 178 - grupodeestudos@ibccrim.org.br

Local: Encontro mensal na sede do ICPC, situado à Rua Cândido de Abreu, 651, Centro Cívico, Curitiba/Pr, sextas-feiras, 17h, a cada quinze dias.

 


           


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040