INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE


Cursos e Eventos

Grupo De Estudos Avançados - Sistema Penal e Necropolítica - 2020 - Salvador/BA

O Grupo de Estudos Avançados - GEA é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais que busca promover e divulgar uma reflexão sobre temas relevantes, nas ciências criminais, a partir de encontros em que são debatidos os textos selecionados pela Coordenação.  Como as atividades da GEA têm frequência quinzenal e duração de um ano, destinam-se a graduados (os) ou graduados (os) oriundas (os) das faculdades de Direito ou outras áreas das Ciências Humanas e Sociais.

O GEA tem como foco ou aprimoramento ou aprimoramento crítico de alunos, o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam na compreensão de questões criminais no Brasil e no mundo, por meio de leitura de textos, apresentações de seminários e debates livres entre os integrantes. Nesse sentido, como as reuniões se desenvolvem a partir da interação dos estudantes, nas exposições orais e não no formato de aulas expositivas.

Todas e todos os participantes devem ler a bibliografia mínima recomendada e participar de debates como requisito de permanência no Grupo. Os textos indicados como obrigatórios serão objeto de apresentação e discussão. A exposição será realizada, como princípio, forma voluntária e, no último caso, serão membros a serem usados. A coordenação presente mediará os debates e, ao final, buscará conduzir uma construção de uma história coletiva dos pontos teóricos abordados.

Para cada encontro será disponibilizado um bloco de leituras formadas por textos obrigatórios, que serão expostas pelos membros voluntários e textos complementares cujo objetivo é auxiliar ou entender o assunto. A bibliografia não é exaustiva, sendo possível para os alunos usarem fontes não mencionadas no cronograma apresentado.

O objetivo do GEA é criar uma formação construtiva para os alunos por meio do estímulo ao conhecimento crítico, acadêmico e comprometido com o amadurecimento intelectual. Os debates serão levados a cabo com respeito, urbanidade, gentileza e cordialidade; prezando pela relação de confiança e parceria.

O processo de seleção é composto por duas fases: prova escrita on-line e entrevista com a Coordenação do curso.

Período de inscrição: 10/02/2020 a 11/03/2020

Valor da inscrição: R $ 20,90

Primeira Prova do Processo Seletivo: De 13/03/2020 a 16/03/2020

Resultado da Primeira Fase do Processo Seletivo: 18/03/2020 

BRUNO LEONARDO VALVERDE DA SILVA PINTO

CÉSAR AUGUSTO FERREIRA SÃO JOSÉ

DÉBORA NEGRÃO SACRAMENTO

FERNANDA FERREIRA BRITTO REGO

GIOVANNA DE S DA CUNHA

HANNAH DAMASCENO ABREU

HORACIO LUIS DE SOUZA RAPADURA JUNIOR

LILA ANGELICA OLIVEIRA ALVES

MANUELA CAVALCANTE SILVA BORGES

MARIANA COSTA DOS SANTOS

MARIANA DOS SANTOS ÁSPERA

NATÁLIA OLIVEIRA VALENTE

OMAR DE LIMA FONSECA

PALOMA TELES MASCARENHAS SANTOS

PRISCILA BULHÕES DOS SANTOS

 VITOR BATISTA DO NASCIMENTO

THAYS GABRIELLE OLIVEIRA SILVA

WLLISSYS MACÊDO SOUZA


Segunda Etapa do Processo Seletivo (Entrevista): 20/03/2020 via whatsapp, informações por email

Divulgação do resultado final: 27/03/2020

Início das aulas: 03/04/2020

Confira o   Edital      e o       Regulamento   (   ATENÇÃO: AS DATAS DO PROCESSO SELETIVO FORAM PRORROGADAS. EDITAL E REGULAMENTO SEGUEM COM AS DATAS ANTERIORES.   ) 

Informações: (11) 3111-1040 ramal 178 - grupodeestudos@ibccrim.org.br

Local: Sede do Centro Universitário UniRuy |  Wyden Salvador (Campus Paralela), Av.  Luis Viana Filho, 3230?  Paralela, Salvador - BA, 41730-101 às sextas-feiras, das 15h às 17h


           


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040