GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ECONOMIA POLÍTICA DA PENA NO BRASIL - EPP II
O Grupo de Estudos Avançados ? Economia Política da Pena do IBCCRIM acontece em PARCERIA com o Grupo Andradiano de Criminologia Critica (ligado ao Grupo Pensamento Jurídico Critico Latino-americano) e compõem-se de um conjunto de reuniões para estudos e debates de textos previamente selecionados pela Coordenação do Grupo. Com duração de um ano, o GEA-EPP II destina-se a graduandos ou graduados oriundos das faculdades de Direito ou demais áreas das ciências humanas e sociais.
Por meio da leitura de textos, apresentação de seminários e debate livre entre os integrantes, o GEA-EPP tem como foco o aprofundamento crítico do aluno na construção da criminologia crítica latino-americana. Não conta, no entanto, com aulas expositivas por parte de professores, mas com a integração dos alunos por meio da exposição oral dos temas, que poderão utilizar, como apoio, material em multimídia.
Cada encontro disporá de um bloco de leitura considerado obrigatório, no qual o expositor deverá se basear, e outro que abarca bibliografia complementar relacionada ao tema e poderá auxiliá-lo na compreensão da totalidade do assunto. Cada encontro será conduzido pelos coordenadores, inclusive no controle do tempo disponível para cada expositor. A bibliografia não é exaustiva, sendo possível aos alunos a utilização complementar de fontes não mencionadas no Cronograma apresentado.
O GEA-EPP II visa a uma formação construtiva do aluno através do estímulo ao saber crítico, acadêmico e compromissado com o amadurecimento intelectual dos integrantes. Os debates serão levados a cabo com respeito aos participantes e coordenadores, tendo em mente um tratamento com urbanidade, gentileza, cordialidade, prezando pela relação de confiança e parceria entre coordenadores e integrantes do Grupo.
O Objetivo central do GEA é conduzir o aluno à sua autonomia. Autonomia do saber em seu percurso pela anatomia do conhecimento. Não se chega a este ponto sem bem compreender as estruturas jurídicas e sociais e menos ainda sem conseguir realizar uma crítica sobre elas. Na esteira de Foucault (1981), em Então é importante pensar, entrevista concedida ao Libération em Maio de 1981, tem-se que a crítica pensada e buscada no GEA é aquela que desentoca o pensamento e auxilia na mudança. É aquela que aponta que as coisas não são tão evidentes quanto se acredita. ?Fazer a crítica é tornar difíceis os gestos fáceis demais. Nestas condições, a crítica (e a crítica radical) é absolutamente indispensável para toda transformação.? E prossegue, ?não há um tempo para a crítica e um tempo para a transformação. Não há os que fazem a crítica e os que transformam, os que estão encerrados em uma radicalidade inacessível e aqueles que são obrigados a fazer concessões necessárias ao real? (FOUCAULT, 1981).
O processo seletivo é composto por duas fases: prova escrita online e entrevista com a Coordenação do curso.
Prazo prorrogado até: 17/02/2020
Valor da Inscrição: R$ 20,90
Primeira Fase do Processo Seletivo (Prova Escrita online): NOVA DATA: De 19/02/2020 a 20/02/2020
Resultado da Primeira Fase do Processo Seletivo: 27/02/2020
ANITA PEREIRA
CASSIANO FARIAS
GABRIEL DELA BRUNA
HELORA FREITAS
JEFFERSON TRAJANO
JENIFER DOMICIANO JEREMIAS
JESSICA JEREMIAS
LAIS PEREIRA
LUIS FERNANDO ALBERTON
MILENA FERREIRA
Início das aulas: 03/03/2020
Confira o Edital e o Regulamento (ATENÇÃO: AS DATAS DO PROCESSO SELETIVO FORAM PRORROGADAS. EDITAL E REGULAMENTO SEGUEM COM AS DATAS ANTERIORES.)
Informações: (11) 3111-1040 ramal 178 - grupodeestudos@ibccrim.org.br
Local: Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) localizada à Avenida Universitária, n. 1105, Bairro Universitário, CEP 88806-600 Criciúma/SC, sala 03 do Bloco P, às terças-feiras, das 17:00 às 19h
IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040