O Grupo de Estudos Avançados? Criminologias Críticas refere-se a um conjunto de reuniões para estudos e debates de textos selecionados pela Coordenação. Com duração de um ano, os GEA-CCs destinam-se a graduados (os) ou graduados (os) oriundas (os) das faculdades de Direito ou demais áreas das ciências humanas e sociais.
Por meio da leitura de textos, da apresentação de seminários e do debate livre entre as / os integrantes, os GEA-CCs têm como foco ou aprimoramento crítico (o) aluna (o) nos pensamentos criminológicos que envolvem desde rotulagem , marxistas, abolicionistas, feministas, anti-racistas, e até uma teoria queer e criminologia cultural. Não conta, no entanto, com aulas expositivas para parte de professores, mas com a integração de (os) alunas (os) por meio da exposição oral de temas, que pode utilizar, como apoio, material em multimídia.
Cada encontro reservado para um bloco de leitura obrigatório, não é qual (o) expositor (o) pode ser considerado baixo, e um bloco de leitura complementar, ambos os constantes da bibliografia dos CC-GEA-CCs, que são relacionados ao tema e pode ser auxiliado (o) na compreensão da abrangência do assunto. Cada encontro será conduzido pela Coordenação, inclusive sem controle de tempo disponível para cada expositor (o). A bibliografia não é exaustiva, sendo possível às (aos) alunas (os) a utilização complementar de fontes não mencionadas no Cronograma apresentado.
O CC-GEA visualiza uma formação construtiva de (o) aluna (o) através do estímulo ao conhecimento crítico, acadêmico e comprometido com o amadurecimento intelectual das / dos integrantes. Os debates serão levados a cabo com respeito / participação e participação, tendo em mente um tratamento com urbanidade, gentileza, cordialidade, precificação pela relação de confiança e parceria entre colaboração e integrantes do Grupo.
O objetivo central dos CCs-GEA é conduzir a (o) aluna (o) à sua autonomia. Autonomia do sabre em seu caminho pela anatomia do conhecimento. Não é possível chegar a este ponto sem entender como leis e direitos sociais e ainda assim conseguir realizar uma crítica sobre elas.
Na esteira de Foucault (1981), em Então é importante pensar? , Entrevista concedida ao Libération em maio de 1981, ele era uma crítica pensada e buscada na GEA e era aquela que designava o pensamento e a mudança auxiliar. É aquela que indica que coisas não são tão evidentes quanto acredita. ? Fazer uma crítica é dificultar demais os gestos. Nestas condições, a crítica (e a crítica radical) é absolutamente indispensável para toda transformação? E prosseguir? Não existe um tempo para a crítica e um tempo para a transformação. Não há aqueles que fazem críticas e transformações, os que estão encerrados em uma radicalidade inacessível e aqueles que são obrigados a fazer concessões recomendadas ao real. Na realidade, eu acredito que o trabalho de transformação profunda pode apenas ser feito ao ar livre e sempre excitado por uma crítica permanente?. (FOUCAULT, 1981)
Pensar para quem e para quem serve o conhecimento pode, erroneamente, parecer uma maneira de anti-intelectualismo ou anticiência. Mas quando ele tem frente textos históricos, com implicações políticas legais, não pode perder uma linha de poder, que guia de formas legais, instituições e se autolegitima pelos dispositivos que usam sua disposição. Em qualquer área do Direito, podemos identificar este mecanismo operacional no conteúdo.
Assim, reconhecer que todos (os) participantes do Grupo são agentes sociais importantes nas lutas do Ibccrim, como uma luta contra o encarceramento em massa, uma luta pela democratização do sistema de justiça, uma luta pelo fim da letalidade policial, dentre outras; que entender e advogar pela ideia de crítica como mola propulsora do Grupo de Estudos Avançados.
O processo de seleção é composto por duas fases: prova escrita on-line e entrevista com a Coordenação do curso.
Prazo prorrogado até: 17/02/2020
Valor da Inscrição: R $ 20,90
Primeira Fase do Processo Seletivo (Prova Escrita online) : De 19/02/2020 a 20/02/2020
Resultado da Primeira Etapa do Processo Seletivo: 21/02/2020
Segunda Etapa do Processo Seletivo (Entrevista): 27/02/2020
APROVADOS / AS
08:00
8:30
9:00
9:30
10:00
10:30
11:00
Divulgação do resultado final: 28/02/2020
CANDIDATOS / COMO APROVADOS / COMO NÃO PROCESSO SELETIVO DO GEA-BELÉM
Início das aulas: 02/03/2020
Confira o Edital e o Regulamento (ATENÇÃO: AS DATAS DO PROCESSO SELETIVO FORAM PRORROGADAS. EDITAL E REGULAMENTO SEGUEM COM AS DATAS ANTERIORES.)
Informações: (11) 3111-1040 ramal 178 - grupodeestudos@ibccrim.org.br
Local: Clínicas da UFPA (Segunda andar do Bloco L do Campus Profissional), Rua Augusto Corrêa, 1, Guamá - CEP: 66075-110, Belém - PA,às segundas-feiras das 17h e 19h
IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040