O Grupo de Estudos Avançados - Sistema Penal e Necropolítica compõe-se de um conjunto de reuniões para estudos e debates de textos previamente selecionados pela Coordenação sobre o tema em destaque. Com duração de um ano, o GEA-SPN destina-se a graduandos/as ou graduado/as em Direito ou demais áreas das Ciências Humanas e Sociais.
Por meio da leitura de textos, apresentação de seminários e debates livres entre os integrantes, o GEA-SPN tem como foco o aprofundamento do olhar crítico de seus/suas integrantes acerca da realidade do exercício de um Direito Penal que na sua forma de fazer mesma seleciona um segmento específico da população, tomando-o como o seu oponente natural. Não conta, no entanto, com aulas expositivas por parte de docentes, mas com a integração dos/as participantes por meio da exposição oral dos temas, que poderão utilizar, como apoio, material em multimídia.
Cada encontro disporá de um bloco de leitura considerado obrigatório, no qual o/a(s) expositor/a(s) deverá(ão) se basear; e outro que abarca bibliografia complementar relacionada ao tema e poderá auxiliar na compreensão da totalidade do assunto. Cada encontro será conduzido pelos coordenadores, inclusive no controle do tempo disponível para cada expositor/a. A bibliografia não é exaustiva, sendo possível aos/às participantes a utilização complementar de fontes não mencionadas no Cronograma apresentado, desde que disponibilizadas a todos/as participantes com, ao menos, uma semana de antecedência.
O GEA-SPN visa a uma formação construtiva dos/as participantes através do estímulo ao saber crítico, acadêmico e compromissado com seu amadurecimento intelectual. Os debates serão levados a cabo com respeito, tendo em mente um tratamento com urbanidade, gentileza, cordialidade, prezando pela relação de confiança e parceria entre coordenador/a e integrantes do Grupo.
O Objetivo central do GEA é conduzir os/as integrantes à sua autonomia. Autonomia do saber em seu percurso pela anatomia do conhecimento. Não se chega a este ponto sem bem compreender as estruturas jurídicas e sociais menos ainda sem conseguir realizar uma crítica sobre elas. Na esteira do pensador francês Michel Foucault (1981), em Então é importante pensar, entrevista concedida ao Libération em Maio de 1981, tem-se que a crítica levada a cabo e buscada no GEA é aquela que desentoca o pensamento e auxilia na mudança. É aquela que aponta que as coisas não são tão evidentes quanto se acredita. Fazer a crítica é tornar difíceis os gestos fáceis demais. Nestas condições, a crítica (e a crítica radical) é absolutamente indispensável para toda transformação. E prossegue, não há um tempo para a crítica e um tempo para a transformação. Não há os que fazem a crítica e os que transformam, os que estão encerrados em uma radicalidade inacessível e aqueles que são obrigados a fazer concessões necessárias ao real? (FOUCAULT, 1981).
O GEA/SPN tem como objetivo específico desenvolver estudos que produzam uma reflexão-crítica acerca da realidade instrumental do sistema penal sendo aqui concebido como o controle social punitivo institucionalizado, atentos a procedimentos estabelecidos, ainda que não legais, e as relações sócio-raciais brasileiras, levando-se em consideração o conceito central de Necropolítica elaborado pelo pensador camaronês Achille Mbembe.
Período de inscrição: 11/03/2019 a 05/04/2019
Valor da Inscrição: R$ 20,00
Primeira Fase do Processo Seletivo (Prova Escrita on line): De 06/04/2019 a 07/04/2019
Segunda Fase do Processo Seletivo (Entrevista):10 e 11 de abril de 2019, no dia 10.04.2019, entre as 9:00 e as 12:00 e no dia 11.04.2019, entre às 14hs e às 18hs, na sede do Centro Universitário UniRuy/Wyden, situada na Av. Luis Viana Filho, 3230 - Paralela, Salvador - BA
LISTA DE CONVOCADOS/AS PARA A ENTREVISTA (O AGENDAMENTO FOI ENVIADO POR E-MAIL)
ARIANA FERREIRA DE ALENCAR MORAES CATHARINA MAIA CAETANO CATHERINE FERREIRA MAINART CINTHIA DOS SANTOS PEIXOTO DANIEL SOARES LYRA DANIEL SOUZA SILVA DE CARVALHO DIEGO COSTA DE BRITO DIOGO MEIRA SILVA LOPES EMANUELLE COSTA SALGUEIRO SANTOS ESDRA ROCHA SOUZA FELIPE MARCONE SANTOS SILVA FERNANDO SANTOS DA SILVA GIANLUCA SÁ MANTUANO HELAINE MARINA TEIXEIRA BARBOSA HOSANAH PEREIRA DE SANTANA FILHO IONI CARINE CAVALCANTE SA JACIARA SANTANA DA SILVA DOS SANTOS JADE LORENA SANTOS ANDRADE JAQUELINE FERREIRA DOS SANTOS JULIANA RIGAUD GOMES SILVA KARINA DA HORA FARIAS LETÍCIA BARBOSA BERNARDO LIGIA BITENCOUR PEREIRA GOMED LIZ MARIA GOIS MOTA FERREIRA LUANA BULHÕES LIBÓRIO MÁRCIO SANATANA VILLA MARIA HELENA SILVEIRA BONFIM MARINA SA CORREA PEDRO DIOGO CARVALHO MONTEIRO PEDRO FREDERICO OLIVEIRA FONTES PEDRO MANDELLO CAMPOS REBECA DE SOUZA VIEIRA REBECCA LIMA SANTOS RENATA LEÃO DO NASCIMENTO SANTOS RENATA NEVES BORGES SOFIA REGO GUMES STHELLA LARYSSA BARROS LOUREIRO LIMA THAIANE BRITO ANDRADE THAMIRES NERY SANTOS UELDER PAIXAO DA MATA VIVANIA DE AQUINO MOTA
Divulgação do resultado final: 15/04/2019
Lista das candidaturas aprovadas para a participação no Grupo de Estudos Avançados ? Sistema Penal e Necropolítica do IBCCrim.
Início das aulas: 18/04/2019
Confira o Edital, Cronograma e o Regulamento
Informações: (11) 3111-1040 ramal 154 - grupodeestudos@ibccrim.org.br
Local: Centro Universitário UniRuy/Wyden, situada na Av. Luis Viana Filho, 3230 - Paralela, Salvador - BA
IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040