INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE


Cursos e Eventos

Audiência Pública

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo de Situação Carcerária, vem convidá-las a comparecer à Audiência Pública sobre a revista vexatória nos estabelecimentos prisionais.

Entendemos como fundamental a presença e participação ativa dos movimentos feministas nessa audiência porque a revista vexatória atinge predominantemente as mulheres negras e pobres. Em razão dessas mulheres serem responsabilizadas pelos cuidados - e em grande parte das vezes por chefiar famílias -, recai sobre elas, igualmente, a responsabilidade quase exclusiva de aplacar as dores e as necessidades de seu ente querido: levando alimentação, peças de vestuário, alimentação adequada, etc. São cerca de 400 mil mulheres, crianças e homens que precisam se despir e fazer agachamentos de frente e de costas todas as vezes em que precisam visitar seus e suas familiares presas.

Nesse sentido, a revista constitui mais uma das muitas violações estatais ao corpo das mulheres, lado a lado da violência sexista e da criminalização do aborto. São constantes os relatos de mulheres sobre humilhações, abusos e exposições perpetrados por agentes carcerários ao longo do procedimento.

Assim, esperamos que, conjuntamente, possamos colocar fim a mais uma manifestação de violação à dignidade e autonomia das mulheres. Contamos com sua presença nessa luta!

Data: 29 de março (sábado)

Horário: 10 horas


Local: Auditório da Defensoria, Rua Boa Vista, nº 200, térreo, São Paulo, SP.


           


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040