Artigos
Jur. ementada 1651/2001: Processo penal. Exceção de litispendência (CPP, art. 110). Duas ações idênticas. Existência de co-autoria em uma delas. Não impede a litispendência.
As opiniões expressas nos artigos publicados responsabilizam apenas seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste Instituto
TRF 5ª REGIÃO – APELAÇÃO CRIMINAL Nº 405 – SE (DJU 06.07.01, SEÇÃO 2, p. 162, j. 25.03.99)
APTE : MINISTÉRIO PÚBLICO
APDO : A.L.S.
ADV : JUVENAL FRANCISCO DA ROCHA NETO
ORIGEM : JUÍZO FEDERAL DA 3ª VARA DE SERGIPE
RELATOR: JUIZ JOSÉ MARIA LUCENA - PRIMEIRA TURMA
EMENTA
PENAL E PROCESSUAL PENAL. DECLARAÇÃO DE LISTISPENDÊNCIA EX OFFICIO. AUSÊNCIA DE ARGÜIÇÃO. APELAÇÃO. VIA DE IRRESIGNAÇÃO APROPRIADA. CRIME CONTRA A PREVIDÊNCIA SOCIAL. IDENTIDADE DE PARTES, PEDIDO E CAUSA DE PEDIR. OCORRÊNCIA DE CONCURSO DE PESSOAS EM UMA DAS AÇÕES. IRRELEVÂNCIA. INCIDÊNCIA DE LITISPENDÊNCIA.
- Não havendo argüição de litispendência, e pronunciada esta de oficio, é a apelação o recurso cabível, nos termos do art. 593, II, do Código de Processo Penal.
- Para a caracterização da litispendência exige-se haja a interposição de segunda ação que possua partes, pedidos e causa pedir idênticos aos de outra ação proposta anteriormente, não deixando de se a configurar o fato de ter havido concurso de pessoas em uma das ações.
- Apelação improvida.
Seja o primeiro a comentar esta notícia, clique aqui e deixe seu comentário