Artigos
Jur. ementada 2876/2002: Processo penal. Habeas corpus (CPP, art. 647). Legitimidade do Ministério Público para impetração.
As opiniões expressas nos artigos publicados responsabilizam apenas seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste Instituto
STF - HABEAS CORPUS Nº 79.572-2 (DJU 22.02.02, SEÇÃO 1, P. 34)
PROCED. : GOIÁS
RELATOR : MIN. MARCO AURÉLIO
PACTE. : C.S.B.
IMPTE. : MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL
ADV. : ALTAMIR RODRIGUES VIBRA JÚNIOR
COATOR : SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
DECISÃO: Por unanimidade, a Turma deferiu o habeas corpus, nos termos do voto do Relator. Falou, pelo Ministério Público Estadual, o Dr. Altamir Rodrigues Vieira Júnior e, pelo Ministério Público Federal, o Dr. Mardem Costa Pinto. 2ª. Turma, 29.02.2000.
HABEAS CORPUS - LEGITIMIDADE - MINISTÉRIO PÚBLICO.
A legitimidade para a impetração do hábeas corpus é abrangente, estando habilitado qualquer cidadão. Legitimidade de integrante do Ministério Público, presentes o múnus do qual investido, a busca da prevalência da ordem jurídico-constitucional e, alfim, da verdade.
TRANSAÇÃO - JUIZADOS-ESPECIAIS - PENA RESTRITIVA DE DIREITOS - CONVERSÃO - PENA
PRIVATIVA DO EXERCÍCIO DA LIBERDADE - DESCABIMENTO.
A transformação automática da pena restritiva de direitos, decorrente de transação, em privativa do exercício da liberdade discrepa da garantia constitucional do devido processo legal. Impõe-se, uma vez descumprido o termo de transação, a declaração de insubsistência deste último, retornando-se ao estado anterior, dando-se oportunidade ao Ministério Público de vir a requerer a instauração de inquérito ou propor a ação penal, ofertando denúncia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia, clique aqui e deixe seu comentário