Artigos
Jur. ementada 1748/2001: Penal. Penas substitutivas (CP, art. 44). Proibição de freqüentar lugares. A pena deve ser adequada ao delito. Crime previdenciário. Inadequação.
As opiniões expressas nos artigos publicados responsabilizam apenas seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste Instituto
TRF 4ª REGIÃO - APELAÇÃO CRIMINAL N° 2000.04.01.016480-7/RS (DJU 04.07.01, SEÇÃO 2, P. 688, J. 11.06.01)
RELATOR : JUIZ VILSON DARÓS
APELANTE : MINISTÉRIO PÚBLICO
ADVOGADO: CARLOS EDUARDO THOMPSON FLORES LENZ
APELANTE : S.M.
ADVOGADO: EVALD EISON GROSSE RODRIGUES
APELADO : (OS MESMOS)
EMENTAS
NÃO RECOLHIMENTO DE CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS. DIFICULDADES FINANCEIRAS. DOLO. PROIBIÇÃO DE FREQÜENTAR DETERMINADOS LUGARES.
Somente a situação de absoluta insolvência da empresa e dos seus gestores, documentalmente comprovada nos autos, é capaz de acarretar um juízo absolutório, diante da gravidade do delito imputado - arts. 156 e 157 do CPP.
O dolo é genérico no crime previsto no art. 95, d, da, Lei 8.212/91, o qual não se equipara, nem tampouco se trata de apropriação indébita, pois sua caracterização, não precisa o agente tomar para si os valores das contribuições previdenciárias consumando-se com a simples omissão no recolhimento, nas épocas próprias, relativamente aos valores descontados dos segurados ou de terceiros, portanto, um delito formal.
A proibição de freqüentar determinados lugares não se mostra adequada para o crime de omissão de recolhimento, pois os lugares, aos quais o réu deverá ficar impedido de freqüentar, devem guardar relação com o delito praticado.
Seja o primeiro a comentar esta notícia, clique aqui e deixe seu comentário