INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Artigos

Jur. ementada 2683/2002: Processo penal. Ação penal (CPP, art. 41). Recebimento. Impossível análise de causas justificantes ou exculpantes antes do início da ação penal.

As opiniões expressas nos artigos publicados responsabilizam apenas seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste Instituto

TRF 3ª REGIÃO - PROC. : 1999.61.81.005153-6 (DJU 29.01.01, SEÇÃO 1, P. 285, J. 06.11.01)

RECTE : JUSTIÇA PÚBLICA
RECDO : M.S.P.C.
RECDO : R.P.C.
ADV : REGINALOO FERNANDES VICENTE
RELATOR: DES.FED. ARICE AMARAL / SEGUNDA TURMA

EMENTA

PROCESSUAL PENAL. DENÚNCIA. REQUISITOS FORMAIS. INDÍCIOS DE AUTORIA E MATERIALIDADE. RECEBIMENTO DA DENÚNCIA. CIRCUNSTÂNCIAS EXCLUDENTES DA ILICITUDE OU CULPABILIDADE. INCABÍVEL SUA APRECIAÇÃO ANTES DE INSTAURADA A AÇÃO PENAL. ELEMENTOS QUE EXIGEM EXAME APROFUNDADO E VALORATIVO DAS PROVAS. APRECIAÇÃO NO CURSO DA AÇÃO PENAL.
I - É pacífico o entendimento doutrinário e jurisprudencial dos nossos Tribunais no sentido de que a denúncia para ser viável, necessita de mero juízo de probabilidade. Logo, para o oferecimento da peça acusatória basta que os fatos descritos constituam crime, em tese, e que haja indícios suficientes de autoria.
II - A denúncia foi oferecida em observância dos requisitos formais previstos no artigo 41 do CPP, e lastreia-se nos elementos constantes do processo administrativo fiscal realizado pelo INSS, que traz provas da materialidade do crime de não recolhimento das contribuições previdenciárias.
III - Irrefutáveis os indícios de autoria pois exsurge dos autos que os recorridos eram os responsáveis pela gerência e administração da empresa à época dos fatos.
IV - Havendo a descrição de fato típico e indícios de autoria, não pode o Juiz deixar de receber a denúncia.
V - Incabível a apreciação de questões relativas às circunstâncias excludentes da ilicitude ou culpabilidade antes de instaurada a ação penal.
VI - Não pode o Juiz deixar de receber a denúncia tendo em vista a existência de elementos que exigem exame aprofundado e valorativo de provas, que devem ser realizadas no curso da ação penal.
VII - Recurso provido.



Seja o primeiro a comentar esta notícia, clique aqui e deixe seu comentário


  


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040