Artigos
Jur. ementada 1132/2001: Processo penal. Correlação entre imputação e sentença. Inexistência. Nulidade. Ocorrência.
As opiniões expressas nos artigos publicados responsabilizam apenas seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste Instituto
TACRIM 10ª CÂMARA – APELAÇÃO 1219645/9
RELATOR : MÁRCIO BÁRTOLI
VOTAÇÃO : UNÂNIME
ROLO/FLASH: 1359/397
DATA DO
JULGAMENTO: 04.10.2000
EMENTA
- SENTENÇA. CONDENAÇÃO QUE FAZ EXPRESSA REFERÊNCIA AO FATO DE O ACUSADO SER UM DOS EXECUTORES MATERIAIS DO DELITO, QUANDO A INICIAL ACUSATÓRIA ATRIBUI A ESSE IMPUTADO A CONDUTA DE AUXILIAR NA FUGA DOS CO-RÉUS. CORRELAÇÃO ENTRE IMPUTAÇÃO E SENTENÇA. INEXISTÊNCIA. NULIDADE. OCORRÊNCIA:
- OCORRE NULIDADE QUANDO NÃO HÁ CORRELAÇÃO ENTRE A CONDENAÇÃO, QUE FAZ EXPRESSA REFERÊNCIA AO FATO DO ACUSADO SER UM DOS EXECUTORES MATERIAIS DO DELITO, E A INICIAL ACUSATÓRIA, QUE ATRIBUI A ESSE IMPUTADO A CONDUTA DE AUXILIAR NA FUGA DOS CO-RÉUS, UMA VEZ QUE É OBRIGATÓRIA A EXISTÊNCIA NO PROCESSO DE UMA EXATA CORRESPONDÊNCIA ENTRE OS TERMOS DA DENÚNCIA E A SENTENÇA, GARANTIA PROCESSUAL DECORRENTE DO CONTRADITÓRIO E DA PLENA DEFESA, SENDO CERTO QUE O JUIZ, A NÃO SER QUE APLIQUE AS REGRAS DO ART. 384 DO CPP, ESTÁ OBRIGADO A MANTER-SE NOS EXATOS LIMITES DA DESCRIÇÃO FÁTICA CONSTANTE DA EXORDIAL.
Seja o primeiro a comentar esta notícia, clique aqui e deixe seu comentário