Artigos
Jur. ementada 1271/2001: Penal. Crimes de tráfico e de associação para o tráfico de entorpecentes, em concurso material. Possibilidade.
As opiniões expressas nos artigos publicados responsabilizam apenas seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste Instituto
STF – HABEAS CORPUS Nº 74.738-8 (DJU 18.05.2001, SEÇÃO 1, p. 432)
PROCED : SÃO PAULO
RELATOR: MIN. MARCO AURELIO
PACTE : E.D.A.
IMPTE : F.C.C.
COATOR : TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
DECISÃO: Após o voto do Senhor Ministro Maurício Corrêa (Relator) indeferido o habeas corpus, o julgamento foi adiado em virtude do pedido de vista formulado pelo Senhor Minsitro Marco Aurélio. 2ª Turma, 11.3.97.
DECISÃO: Por maioria, a Turma indeferiu o habeas corpus, vencido o Senhor Ministro Marco Aurélio. 2ª Turma, 11.3.97
EMENTA:
HABEAS-CORPUS. CRIMES DE TRÁFICO E DE ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO DE ENTORPECENTES, EM CONCURSO MATERIAL.
1. É da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que é possível ocorrer concurso material entre os crimes de tráfico e de associação para o tráfico de entorpecentes (arts. 12 e 14 da Lei nº 6.368/76). Precedente.
2. Não cabe, em sede de habeas-corpus, tendo em vista o seu rito especial e sumário, o reexame de todas as provas e fatos do processo, para verificar se associação para o tráfico entre o paciente e os co-réus era permanente (art. 14 da Lei de Tóxicos) ou
eventual (art. 18, III, da mesma Lei).
3. Indeferimento do pedido para transformar o habeas-corpus em revisão criminal, para assim ser processado perante o Tribunal coator, porque o paciente já ajuizou tal pedido, que está sendo processado.
4. Habeas-corpus conhecido, mas indeferido.
Seja o primeiro a comentar esta notícia, clique aqui e deixe seu comentário