Artigos
Jur. ementada 1179/2001: Penal. Crime ambiental. Transporte de pacas. Prévia autorização do Ibama. Atipicidade da conduta.
As opiniões expressas nos artigos publicados responsabilizam apenas seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste Instituto
TRF 4ª REGIÃO – HABEAS CORPUS Nº 2000.04.01.136862-7/SC (DJU 02.05.2001, SEÇÃO 2, P. 368)
RELATORA : JUÍZA TANIA TEREZINHA CARDOSO ESCOBAR
IMPETRANTE: PEDRO PAULO PAMPLONA
IMPETRADO : JUÍZO FEDERAL DA VARA FEDERAL DE LAGES/SC
PACIENTE : D.G.
: A.J.G.
EMENTA
PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. CRIME AMBIENTAL. LEI Nº 9.605/98, ARTIGO 29. TRANSPORTE DE PACAS. PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO IBAMA. ATIPICIDADE DA CONDUTA.
1. A ausência de sintonia entre a conduta descrita na inicial e o tipo penal objeto da norma incriminadora revela ausência de tipicidade, o que retira, por conseqüência, a justa causa para o processamento da ação criminal.
2. Não é criminoso o ato de transportar animais (pacas) mediante regular autorização expedida pelo IBAMA.
3. Ordem concedida, determinando o trancamento da ação penal.
ACÓRDÃO
Vistos e relatados estes autos entre as partes acima indicadas, decide a Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, por unanimidade, conceder a ordem, determinando o imediato trancamento da ação penal instaurada contra Délcio Goudard e Antônio José Goudard, nos termos do relatório, voto e notas taquigráficas que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.
Porto Alegre, 22 de fevereiro de 2001.
Seja o primeiro a comentar esta notícia, clique aqui e deixe seu comentário