CAMPOS, Rui Ribeiro de. Geografia política das drogas ilegais. Leme: J. H. Mizuno, 2014. 168 p., 21 cm. ISBN 978-85-7789-197-9.
Geografia Política das Drogas Ilegais trata da guerra ligada ao tráfico de drogas ilícitas. Uma guerra que envolve Estados e grupos não estatais, que se utiliza de policiais regulares, de mercenários e de soldados de chinelos, que usa computadores e metralhadoras, que ameaça a democracia. Não é um conflito bélico clássico e acontece em diversos planos. Considerado o terceiro maior comércio do mundo, o tráfico tem a capacidade de ditar rumos aos países ou de derrubar governos. O texto descreve, sucintamente, um histórico dessas drogas (com destaque para coca, ópio e cannabis), destaca conflitos oriundos desse tráfico, ou seja, suas ligações com rede bancária, máfias, governos e outras organizações. Discorre ainda a respeito da política internacional de combate às drogas (as legislações proibitivas) liderada pelos EUA, a intromissão deste país em outros como justificativa para outros fins, incluindo a Amazônia Internacional e nela, o Brasil. Finaliza com argumentos contrários e argumentos favoráveis à legalização (ou a liberação) dessas drogas ilícitas. Enfim, aborda um tema importante para todas as pessoas interessadas em discutir a proibição, a legalização ou a liberação de determinadas drogas, assim como aos interessados em manter uma estrutura democrática no país.
Esta obra encontra-se à disposição dos associados para consulta na Biblioteca do IBCCRIM
IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040