TAMARIT SUMALLA, Josep María (Coord.). Justicia de transición, justicia penal internacional y justicia universal. Barcelona: Atelier, 2010. 274 p., 24 cm. (Atelier penal). ISBN 978-84-92788-25-5.
A questão da justiça de transição é de crescente interesse internacional, cobrindo uma ampla gama de questões jurídicas relacionadas com os processos de transição para a democracia após um regime autocrático ou conflito armado. O livro aborda algumas das questões que suscitou mais debate no meio acadêmico e político, e as oportunidades e riscos de justiça criminal, as soluções baseadas nos princípios da justiça restaurativa, como as comissões de verdade, a experiência dos Tribunais Criminais Internacionais e os limites e possibilidades do Tribunal Penal Internacional. Além dessas questões gerais, o livro dedica especial atenção ao caso espanhol, a lei tanto o estudo da memória histórica de 2007, como para as possibilidades de processar crimes do franquismo. O que representa mais um passo no que diz respeito à lei espanhola, o compromisso das instituições na recuperação da memória e da reparação moral das vítimas. Todas estas questões são analisadas a partir de uma perspectiva multitransdisciplinar para o que tem sido dito por especialistas de vários ramos do direito, bem como historiadores.
Esta obra encontra-se à disposição dos associados para consulta na Biblioteca do IBCCRIM
IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040