ALCÁCER GUIRAO, Rafael; SILVA SÁNCHEZ, Jesús María; ROBLES PLANAS, Ricardo (Dir.). Actio libera in causa dolosa e imprudente: la estructura temporal de la responsabilidad penal. Barcelona: Atelier, 2005. 202 p., 24 cm. (Atelier penal). ISBN 84-96354-29-6.
Nós somos responsáveis por nossas ações, mas isso só quando temos atuado em uma posição de responsabilidade. Neste sentido, um dos pressupostos necessários para aplicar a punição criminal é o princípio da congruência: a de que, no momento da prática do delito o autor mantém intacta a capacidade de culpa. A solução que afirma estar neste grupo de casos dependerá do maior ou menor respeito que professa o princípio da congruência: se ela é considerada uma barreira intransponível para a punição, como postulado neste trabalho, ou se, ao contrário, é considerado legítimo introduzir no sistema do crime uma exceção para ele.
Esta obra encontra-se à disposição dos associados para consulta na Biblioteca do IBCCRIM
IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040