Coordenação Geral | Coordenações de Grupos | Regulamento | Trabalhos aprovados | Programação e Resumos aprovados | Ficha de inscrição
Profa. Dra. Jacqueline Sinhoretto
Socióloga, professora da UFSCar, coordenadora do GEVAC. Doutora em Sociologia, pesquisadora do CNPq e do INCT-InEAC. Assessora especial da Diretoria do IBCCRIM. Tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2007). É professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos / Departamento de Sociologia e PPGS. Lidera o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar. Realizou estágio pós-doutoral na Université de Toulouse - Le Mirail, com bolsa Hermès da Fondation Maison des Sciences de L'Homme (Paris). Professora visitante na Université de Toulouse Jean Jaurès, na Cátedra de Estudos sobre América Latina do IPEAT (2014). Tem experiência em Sociologia da Administração da justiça e Sociologia da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: administração institucional de conflitos, acesso à justiça, violência, segurança pública, sistema de justiça, prisões, controle estatal do crime. É pesquisadora do INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7743699562476490
Prof. Dr. Silvio de Almeida
Pós-doutor pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Político e Econômico e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor do Curso de Graduação em Direito e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Professor de Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito da Universidade São Judas Tadeu (SP). Presidente do Instituto Luiz Gama (SP). Advogado em São Paulo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6325980837929171
Ms. Allyne Andrade e Silva
Advogada, mestra e doutoranda em Direitos Humanos pela USP. Supervisora de Educação do Ibccrim.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3782063590023123
Poliana da Silva Ferreira
Mestranda em Direito e Desenvolvimento (FGV Direito SP). Pesquisadora visitante do Institut pour la recherche interdisciplinaire en sciences juridiques (JURI), na Université Catholique de Louvain (UCL, 2018). Graduação em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2016). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Criminologia da UNEB e do Núcleo de Estudos sobre Crime e a Pena – FGV.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0468392946703207
1 - Dogmática jurídico-penal: teorias contemporâneas:
Coordenador: Prof. Dr. João Paulo Orsini Martinelli
Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), possui Extensão Universitária em Direito Processual Penal pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca, mestre e doutor em Direito Penal pela USP e pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Atua como pesquisador visitante na Universidade de Munique e na Universidade da Califórnia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0279190483460977
2 - Direito Penal Econômico
Coordenador Prof. Dr. Frederico Horta
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013), mestre em Ciências Penais pela UFMG (2006) especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal - 2007) e bacharel em Direito pela UFMG (2004). Professor Adjunto de Direito e Processo Penal da Universidade Federal de Minas Gerais, nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito.. É líder do Grupo de Pesquisa Teoria do Delito e Direito Penal Empresarial (GEPE).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0657217202573863
Coordenador Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio
Doutor em Direito pela PUC/SP. Professor do Programa de Pos Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Presidente da Comissão de Direito Penal Econômico da OAB/SP. Advogado.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0602263616755302
3 - Crime e pena
Coordenador Prof. Dr. Humberto Fabretti
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). Mestre (2008) e Doutor (2013) em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Criminologia, Direito Penal e Direito Processual Penal na Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Avaliador da Revista Brasileira de Direito - IMED e da Revista do Direito Público - UEL. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Penal de Direito Internacional (AIDP). Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7771852893427682
Coordenadora Ms. Ana Míria Carinhanha
Doutoranda em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Criminologia pela Université Catholique de Louvain, Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, Bacharel Interdisciplinar em Artes com foco em políticas e gestão da cultura pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do GPCrim (Grupo de pesquisa em Criminologia) e do Anastácia Bantu (UFF).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3337247700188498
4 - Prova penal e Estado Democrático de Direito
Coordenadora Profa. Dra. Orly Kibrit
Doutora e mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Assessora criminal na Procuradoria Regional da República da 3ª Região. Professora convidada dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em direito penal e processo penal da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário Toledo Prudente. Professora no Complexo Educacional Damásio de Jesus.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4010006120401746
5 - Pena, prisão e encarceramento
Coordenador Prof. Dr. Edson Luz Knippel
Doutor, Mestre e Graduado em Direito pela PUC/SP. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1085942840322127
Coordenador Ms. Rogério Cury
Advogado, sócio do Cury e Cury sociedade de Advogados. Mestre em Direito. Cursou Direito Penal e Direito Processual Penal Alemão, Europeu e Transnacional na George-August-Universitat, na Alemanha. Professor na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Autor e coautor de diversas obras jurídicas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4021017117088129
6 - Desafios do Processo Penal Brasileiro
Coordenador Prof. Dr. Antônio Pedro Melchior
Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ); Membro da Associação Latino Americana de Direito Penal e Criminologia (ALPEC) - Seção Brasileira; Membro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP- Brasil); Membro da Associação Brasileira de Direito Processual Penal (ABDPro); Membro do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Membro fundador do Fórum Permanente de Direito e Psicanálise da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Membro da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6865616601789018
Coordenadora Ms. Flávia Rahal
Advogada, Mestre em Processo Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Professora da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Diretora do Innocence Project Brasil e Vice-Presidente do Conselho do IDDD.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/flaviarahal
7 - Segurança Pública e Seletividades
Coordenadora Dra. Giane Silvestre
Socióloga, mestra e doutora em sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora de Pós-doutorado do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3990594434455024
Coordenadora Profa. Dra. Maria Gorete de Jesus Marques
Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP). Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP. Licenciada e Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3277182968137071
8 – Gênero, Sexualidade e Relações Raciais na Justiça Criminal
Coordenadora Profa. Dra. Ana Paula Portella
Doutora em Sociologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), mestra em Saúde Pública (2008), pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz, Recife-PE. e possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Políticas Públicas de Segurança da UFPE, consultora autônoma para o desenvolvimento e monitoramento de projetos e políticas públicas nas áreas de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, violência contra as mulheres e segurança pública.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5980874439920183
Coordenadora Profa. Dra. Thaís Janaina Wenczenovicz
Docente adjunta/pesquisador sênior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação/UERGS. Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Paraná- UNIOESTE. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Fundamentais/UNOESC. Avaliadora do INEP - BNI ENADE/MEC. Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/UERGS Direitos Humanos e Justiça: perspectivas decoloniais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1843525898014532
Coordenadora Prof. Dra Thula Pires
Professora-adjunta de Direito Constitucional do Departamento de Direito da PUC-Rio. Coordenadora do NIREMA (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente. Coordenadora Geral do Projeto Cartas do Cárcere (ONSP/PNUD).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7917887243582797
9. Justiça Juvenil
Coordenadora Dra. Mariana Chies
Doutora em Sociologia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concluiu o Mestrado (2013) em Ciências Criminais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também fez especialização em Ciências Penais (2011). Bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS (2013) e em Direito pela PUCRS (2009). É Coordenadora-Chefe do Departamento da Infância e Juventude do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0902400941116843
Coordenadora Ana Claudia Cifali
Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Cultura de Paz, Conflitos, Educação e Direitos Humanos pela Universidade de Granada. Colaboradora do Programa Interdepartamental de Práticas com Adolescentes em Conflito com a Lei da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC/PUCRS). Coordenadora-Adjunta do Departamento de Infância e Juventude do IBCCRIM. Advogada.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9865957374821514
10. Democratização do Sistema de Justiça
Coordenador Prof. Dr. Frederico de Almeida
Bacharel em Direito, Mestre e Doutor em Ciência Política pela USP. Professor do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Coordenador do PolCrim - Laboratório de Estudos em Política e Criminologia da UNICAMP e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre Estados Unidos (INCT-INEU). Coordenador-chefe do Departamento de Monografias do IBCCRIM.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3248067565648091
Coordenadora Ms. Elizabete Pellegrini Garcia
Advogada, mestra e doutoranda em Ciência Política pela UNICAMP. Integrante do PolCrim - Laboratório de Estudos sobre Política e Criminologia da UNICAMP.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3741722585131108
O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais torna pública chamada para seleção de trabalhos para apresentação no II Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais (II CPCRIM), que se realizará em São Paulo, no Hotel Tivoli Mofarrej, no período de 29 a 31 de agosto, de 9 as 13h.
1. DO CONGRESSO
1.1 A participação no II CPCRIM ocorrerá por meio de apresentação de proposta de trabalho científico cujo objeto de pesquisa esteja inserido no campo das Ciências Criminais, na forma de comunicação oral. Os trabalhos serão apresentados nas sessões de um dos Grupos de Trabalho (GT) do Encontro.
1.2 Para se inscrever é necessário que o(a) autor(a) principal preencha cadastro disponível e submeta proposta de trabalho que será apresentado em https://doity.com.br/ii-congresso-de-pesquisa-em-ciencias-criminais. A cada resumo deverá corresponder somente uma inscrição, isto é, somente o autor principal deverá se inscrever sem necessidade de inscrição dos coautores nessa fase.
1.3 Poderão apresentar proposta de trabalho no II CPCRIM graduados(as), estudantes de pós-graduação, pesquisadores(as), mestres(as) e doutores(as), vinculado(as) ou não a instituições de ensino e centros de pesquisa, em Direito e outras áreas das Ciências Sociais.
1.3 Estudantes de graduação podem apresentar proposta de trabalho apenas como coautores.
1.4 O cronograma completo do II CPCRIM está presente no anexo I desse edital.
1.5 A proposta de trabalho deverá seguir as regras previstas na seção 2 deste edital.
2. DA PROPOSTA DE TRABALHO
2.1 Cada proponente principal poderá enviar no máximo uma proposta. A participação em outro GT só será possível na condição de coautoria. O limite de coautores(as) de um trabalho é de três pessoas.
2.2 Serão aceitas propostas em português, espanhol ou inglês entregues até o dia 13 de maio de 2018. (alterado em 11 de maio de 2018 pela comissão organizadora)
2.3 A proposta deverá ser apresentada por meio de resumo de trabalho que deverá discorrer, em até 500 palavras, sobre o objetivo de pesquisa, as questões teóricas envolvidas, os aspectos metodológicos da pesquisa, os apontamentos centrais e principais conclusões do trabalho. Deve ser necessariamente explicitada a pertinência temática ao GT escolhido.
2.4O resumo deve ser enviado em um arquivo em formato .doc (word) com uma página de rosto com identificação da autoria e coautoria (nome completo, titulação e instituição de origem, instituição financiadora, e-mail). O título do arquivo deve ser composto pelo número do GT nome e sobrenome do(a) autor(a) (exemplo: GT1_Proposta_CaioMévio.doc). O resumo será enviado no momento da inscrição no endereço https://doity.com.br/ii-congresso-de-pesquisa-em-ciencias-criminais.
2.5 Os resumos devem ter:
a) Margem superior, inferior, direita e esquerda: 2,0 cm; Formato A4 e espaçamento entre linhas de 1,5; espaçamento antes do parágrafo de 0 (zero) e depois do parágrafo de 12 pontos; fonte Times New Roman, tamanho 12;
b) Título em Português: fonte Times New Roman, tamanho 12, centrado, letras maiúsculas, em negrito;
c) Indicação da categoria apresentação oral; indicação do Grupo de Trabalho; palavras-chave (de 3 a 5);
d) As citações devem estar de acordo com o sistema “autor-data”; as referências devem estar ao final do texto, elaboradas de acordo com as normas da ABNT.
e) Os resumos submetidos para apresentação oral deverão indicar seu GT de alocação, cujas temáticas encontram-se definidas no Anexo II deste Edital.
2.6 Não será cobrada taxa de inscrição para envio de propostas. Após a aprovação da proposta, entretanto, o pagamento da inscrição é requisito para participar do Congresso e para a realização de exposição oral conforme o disposto na seção 5 desse edital.
2.7 A Coordenação do CPCRIM não se responsabiliza por preenchimentos incorretos do cadastro e não considerará documentos que não sigam o modelo de identificação proposto.
3. DA SELEÇÃO
3.1 Os trabalhos submetidos para apresentação oral, desde que recebidos no prazo e forma indicados, serão avaliados e selecionados pela coordenação de cada Grupo de Trabalho sendo utilizados para seleção critérios: de pertinência temática, exposição clara das ideias apresentadas, consistência metodológica, referências teóricas condizentes com o tema proposto, diversidade regional e institucional, variedade temática.
3.2 O resultado com as propostas selecionadas para apresentação será divulgado a partir do dia 31 de maio, na página eletrônica do IBCCRIM e do Seminário Internacional. A carta de aceite será enviada para autores(as) dos trabalhos selecionados até o dia 8 de junho de 2018, por meio de correspondência eletrônica para os endereços informados pelos(as) proponentes. (alterado em 11 de maio de 2018 pela comissão organizadora)
3.3 Os resumos aprovados serão publicados eletronicamente.
3.4 Os(as) autores(as) dos trabalhos selecionados para exposição oral deverão submeter ainda dois arquivos: o resumo expandido e o artigo científico completo, com as especificações dispostas nas seções 4 e 5 seguintes.
4. DO RESUMO EXPANDIDO
4.1 O resumo expandido deverá conter entre 3 e 5 páginas, com o conteúdo básico de sua comunicação oral, que não deverá ultrapassar 15 minutos. A apresentação no GT ficará condicionada ao envio deste documento no prazo.
4.2 O resumo expandido deverá seguir as seguintes especificações:
a) margem superior, inferior, direita e esquerda: 2,0 cm; Formato A4 e espaçamento entre linhas de 1,5; espaçamento antes do parágrafo de 0 (zero) e depois do parágrafo de 12 pontos; fonte Times New Roman, tamanho 12;
b) Título: fonte Times New Roman, tamanho 12, centrado, letras maiúsculas, em negrito;
c) Indicação da categoria apresentação oral; indicação do Grupo de Trabalho; palavras-chave (de 3 a 5);
d) As citações devem estar de acordo com o sistema “autor-data”; as referências devem estar ao final do texto, elaboradas de acordo com as normas da ABNT.
4.3 O resumo expandido deve ser enviado em um arquivo em formato .doc (word) com uma página de rosto com identificação da autoria e coautoria (nome completo, titulação e instituição de origem, instituição financiadora, e-mail). O título do arquivo deve ser composto pelo número do GT, identificação do arquivo, nome e sobrenome do(a) autor(a) (exemplo: GT1_ Apresentação_CaioMévio.doc). Não serão admitidos arquivos fora desse formato.
4.4O resumo expandido deverá ser entregue até 29 de junho de 2018, ao endereço eletrônico cpcrim@ibccrim.org.br, e com identificação no campo assunto do número do GT (exemplo: GT 1- Texto de apresentação CPCRIM). Mensagens eletrônicas fora desse formato serão desconsideradas.
5. INSCRIÇÕES NO II CPCRIM E PAGAMENTOS
5.1 Após a aprovação da proposta de trabalho o pagamento da inscrição é requisito para participar do Congresso e para a realização de exposição oral.
5.2 O trabalho poderá ser apresentado tanto pelo autor quanto por qualquer um dos coautores da proposta. Caso sua proposta tenha mais de um/a autor/a, é necessário a presença de pelo menos um/a dessas pessoas no Congresso para apresentação, não sendo obrigatória a inscrição de todos/as que a assinam. Entretanto, todos/as que desejarem estar presentes precisam efetuar a inscrição e o pagamento da taxa.
5.3 O prazo para as inscrições no II CPCRIM é até 15 de agosto de 2018.
5.4 Serão praticados os seguintes valores para taxa de inscrição para autores com resumos aprovados:
* Profissional Associado – R$ 480,00
* Profissional Não Associado – R$ 570,00
* Estudante de Pós-Graduação Associado – R$ -290,00
* Estudante de Pós-Graduação Não Associado – R$ 380,00
* Estudante de Graduação Associado – R$ 200,00
* Estudante de Graduação Não associado –R$ 290,00
5.5 Para se enquadrar na categoria estudante o autor deverá enviar comprovante de matrícula em programa de graduação ou pós-graduação na modalidade stricto sensu em uma instituição de ensino superior do país, de países da América Latina ou da África.
5.6 O pagamento da taxa de inscrição dá direito a apresentação do artigo na modalidade autor, bem como a participação nos GT que ocorrerão durante os dias 29 a 31 de agosto, pela manhã. Caso haja interesse em assistir ao 24º Seminário Internacional de Ciências Criminais que ocorrerá dos dias 28 a 31 de agosto, no mesmo local, o autor deverá pagar o valor total da inscrição deste evento. p>
5.7 A taxa de inscrição deverá ser paga exclusivamente através do acesso ao link disponibilizado no site do IBCCRIM na “Área Cursos e Eventos”?. Essa poderá ser quitada através das opções de cartão de crédito ou boleto bancário.
5.8 Não serão aceitos depósitos em conta e/ou transferências bancárias diretamente na conta da instituição nem pagamento em dinheiro.
5.9 O IBCCRIM não realizará reembolso de pagamentos efetuados ou transferência para terceiros da importância paga pela inscrição.
5.10 O pagamento através de boleto bancário estará disponível somente até o dia 10 de agosto de 2018.
6. Da exposição oral
6.1 O trabalho aprovado poderá ser apresentado pelo autor ou qualquer um dos coautores do resumo.
7. DO ARTIGO CIENTÍFICO
7.1 O envio do artigo científico completo deverá ser feito até o dia 28 de setembro de 2018, para inclusão nos anais eletrônicos.
7.2 Os artigos devem conter as seguintes especificações:
a) Possuir de 20 a 30 páginas no formato word (A4, posição vertical)
b) Fonte: Times New Roman; Corpo: 12; Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas; entre linhas: espaçamento 1,5; parágrafo: 1,5 cm; Margem: superior e esquerda - 3 cm; inferior e direito - 2 cm);
c) Indicação da categoria da apresentação oral e número do GT
d) Título em Português: fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado, letras maiúsculas, em negrito;
e) Título em Inglês: fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado, itálico e em letras maiúsculas, sem negrito.
f) Nome completo do(a) autor(a) e coautor(a) (se houver), qualificação, endereço eletrônico: fonte Times New Roman, tamanho 12; alinhado à direita;
g) Resumo em língua portuguesa, com no mínimo 100 palavras, informando o objetivo, a formulação do problema de pesquisa, a indicação da metodologia, bem como as principais conclusões da pesquisa.
h) Palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5 separadas por ponto): fonte Times New Roman, tamanho 12;
i) Abstract: resumo em língua estrangeira (inglês),
j) Keywords: palavras-chave em inglês (de três a cinco).
k) No corpo do texto, as referências deverão seguir o sistema “autor-data”. As referências deverão constar ao final do texto, de acordo com as normas da ABNT.
l) Não utilizar notas de rodapé, apenas notas de fim, contendo apenas informações indispensáveis. Não utilizar referências bibliográficas nas notas. Evitar notas muito extensas.
7.3 O artigo científico deverá ser enviado em um arquivo em formato .doc (word) com uma página de rosto com identificação da autoria e coautoria (nome completo, titulação e instituição de origem, instituição financiadora, e-mail). O título do arquivo deve ser composto pelo número do GT, identificação do documento, nome e sobrenome do(a) autor(a) (exemplo GT1_ Artigo_CaioMévio.doc).
7.4O artigo completo deverá ser entregue até 28 de setembro de 2018, ao endereço eletrônico cpcrim@ibccrim.org.br, e com identificação no campo assunto do número do GT (modelo: GT 1 - Artigo CPCRIM).
7.5 Todos os trabalhos devem atender aos prazos e procedimentos previstos neste edital.
7.6 envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente na cessão dos direitos autorais aos organizadores do Congresso.
7.7Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos organizadores do Congresso.
7.8Todos os artigos enviados no prazo e conforme as especificações do item 7.2 serão publicados em Anais Eletrônicos.
7.9 O IBCCRIM não oferecerá serviço de revisão, de modo que os trabalhos serão publicados do modo como forem entregues pelos autores(as), observando o item 7.2.
7.10 A inobservância das normas de publicação ou do prazo estabelecido, implicará na eliminação do artigo da publicação dos Anais.
8. Recursos e casos omissos
8.1 A Coordenação Geral do II CPCRIM se reserva o direito de resolver os casos omissos e de complementar as regras acima conforme os critérios mais adequados para promover os melhores resultados científicos do Encontro.
8.2 Mais esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail cpcrim@ibccrim.org.br.
Coordenação Geral |
Coordenação Executiva |
Profa. Dra. Jacqueline Sinhoretto |
Ma. Allyne Andrade e Silva |
Prof. Dr. Silvio de Almeida |
Poliana da Silva Ferreira |
LISTA DE ANEXOS
Anexo I- Cronograma
Anexo II - Ementas dos GTS
Anexo III - Normas de publicação
Prezado/a participante,
Parabéns por sua aprovação para apresentação de trabalho no I Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais (CPCrim)!
Abaixo segue lista de aprovados no Congresso:
http://ibccrim.org.br/docs/2018/aprovado_cpcrim.pdf
II CPCRIM – INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE AGOSTO E ORIENTAÇÕES GERAIS
Seguem instruções práticas sobre a confirmação de sua participação no evento, inclusive efetivação da inscrição, conforme o previsto no regulamento do Congresso.
A inscrição no II Congresso de Pesquisa é obrigatória. O custo de participação no próprio congresso segue os valores descritos abaixo, mas é importante notar que quem fizer a inscrição no 24º Seminário Internacional de Ciências Criminais terá gratuidade em sua inscrição como apresentador/a de trabalho no Congresso de Pesquisa.
Assim, caso já esteja inscrito/a no Seminário ou pretenda se inscrever, faça primeiro esta inscrição e, antes de finalizar o preenchimento da inscrição no Congresso, entre em contato com a organização pelo email cpcrim@ibccrim.org.br
I - PARTICIPANTES SOMENTE DO CPCRIM
De acordo com o regulamento disponível em: https://www.ibccrim.org.br/seminario24/cpcrim
1.1 Após a aprovação da proposta de trabalho o pagamento da inscrição é requisito para participar do Congresso e para a realização de exposição oral.
1.2 O trabalho poderá ser apresentado tanto pelo autor quanto por qualquer um dos coautores da proposta. Caso sua proposta tenha mais de um/a autor/a, é necessário a presença de pelo menos um/a dessas pessoas no Congresso para apresentação, não sendo obrigatória a inscrição de todos/as que a assinam. Entretanto, todos/as que desejarem estar presentes precisam efetuar a inscrição e o pagamento da taxa.
1.3 O prazo para as inscrições no II CPCRIM é até 15 de agosto de 2018.
1.4 Serão praticados os seguintes valores para taxa de inscrição para autores com resumos aprovados:
* Profissional Associado – R$ 480,00
* Profissional Não Associado – R$ 570,00
* Estudante de Pós-Graduação Associado – R$ -290,00
* Estudante de Pós-Graduação Não Associado – R$ 380,00
* Estudante de Graduação Associado – R$ 200,00
* Estudante de Graduação Não associado –R$ 290,00
1.5 Para se enquadrar na categoria estudante o autor deverá enviar comprovante de matrícula em programa de graduação ou pós-graduação na modalidade stricto sensu em uma instituição de ensino superior.
1.6 O pagamento da taxa de inscrição dá direito a apresentação do artigo na modalidade autor, bem como a participação nos GT que ocorrerão durante os dias 29 a 31 de agosto, pela manhã. Caso haja interesse em assistir ao 24º Seminário Internacional de Ciências Criminais que ocorrerá dos dias 28 a 31 de agosto, no mesmo local, o autor deverá pagar o valor total da inscrição deste evento.
1.7 A taxa de inscrição deverá ser paga exclusivamente através do acesso ao link disponibilizado no site do IBCCRIM na “Área Cursos e Eventos”. Essa poderá ser quitada através das opções de cartão de crédito ou boleto bancário, mas só há possibilidade de parcelamento na opção de cartão de crédito.
1.8 Não serão aceitos depósitos em conta e/ou transferências bancárias diretamente na conta da instituição nem pagamento em dinheiro.
1.9 O IBCCRIM não realizará reembolso de pagamentos efetuados ou transferência para terceiros da importância paga pela inscrição.
1.10 O pagamento através de boleto bancário estará disponível somente até o dia 10 de agosto de 2018.
II - PARA QUEM DESEJAR PARTICIPAR DO CPCRIM + SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS CRIMINAIS
2.1 Caso haja interesse em assistir às demais atividades do 24º Seminário Internacional de Ciências Criminais, de 28 a 31 de agosto de 2018 , no mesmo local, deve-se realizar a inscrição neste evento.
2.2 Pedimos que primeiro façam a inscrição no seminário internacional e enviem e-mail para cpcrim@ibccrim.org.br para que possamos efetivar sua inscrição no CPCRIM, sem pagamento da taxa prevista no CPCRIM. A inscrição no Seminário dá direito à participação no CPCRIM sem necessidade de taxas adicionais.
Segue o link de inscrição no seminário:
https://www.ibccrim.org.br/seminario24/inscricao
III- PARA AUTORES/AS APROVADOS/AS COM INSCRIÇÃO JÁ FEITA NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Se você já tiver efetuado sua inscrição no Seminário ou for membro de escritório patrocinador e sua inscrição estiver na cota do seu escritório, pedimos que envie e-mail com comprovante de inscrição para cpcrim@ibccrim.org.br, para que possamos orientar sobre sua inscrição no CPCRIM, com isenção da taxa prevista.
Para outras dúvidas ou informações, o Núcleo de Educação do IBCCRIM está à disposição pelo e mail cpcrim@ibccrim.org.br e pelo telefone (11) 3111-1040, ramal 154.
Esperamos vê-lo no II CPCRIM!
Coordenação executiva II CPCRIM
Clique aqui e faça a sua inscrição
Receba todas as novidades do evento no seu email
IBCCRIM
Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar
Centro - São Paulo - SP
(11) 3111-1040