Edital de Bolsas

Apresentação

O IBCCRIM chega, em agosto de 2018, à 24º edição do Seminário Internacional de Ciências Criminais, o maior encontro do gênero na América Latina. O evento acontece no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e reúne nomes do Brasil e de outros países dos diferentes campos das ciências criminais. 

Voltado para o público jurídico, incluindo estudantes, o Seminário aborda as questões mais atuais afetas às ciências criminais de forma multidisciplinar, com Conferências e Painéis divididos sob três grandes eixos: Crime e Sociedade, Direito Penal/Processual Penal e Direito Penal Econômico/Compliance. Associadas e associados ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais contam com descontos especiais para a inscrição no evento. 

Neste ano, o tema do seminário será "Democracia e crise: os 30 anos da Constituição Federal de 1988 ". A proposta do seminário é refletir sob os mais diversos ângulos e perspectivas teóricas como a crise política e econômica, em âmbitos nacional e internacional, afeta o funcionamento do sistema penal, especialmente no que tange às garantias individuais, o equilíbrio entre os poderes e a ordem democrática. Assim, serão discutidos dois grandes marcos da história brasileira rememorados este ano: os 130 anos da abolição da escravidão e os 30 anos da Constituição, que permearão diversas palestras e painéis.

O 24º Seminário Internacional abordará racismo e sistema de justiça criminal, além de discussões sobre crimes eleitorais, direito penal e autoritarismo e o papel do direito penal na crise socioeconômica. Temas atuais, como crimes na internet e o acesso a dados em segurança pública, também integram a programação, que conta ainda com painéis sobre justiça juvenil, criminologia e gênero e erros judiciários. Também serão realizadas mesas específicas sobre direito penal econômico, com discussões sobre ética empresarial e responsabilidade criminal, crimes financeiros e cooperação internacional e lavagem de dinheiro.

Além das mesas que compõem a programação fechada do Seminário, divididas nos períodos da manhã e da tarde, o evento também conta com atividades abertas para todos e todas, como lançamentos de livros - organizados pela Editora exclusiva do evento em 2018, D’Plácido, que confirmou patrocínio-master para o Seminário. 

Saiba mais sobre o 24º Seminário Internacional de Ciências Criminais:
01/03/2018: Após sucesso em 2017, D’Plácido confirma patrocínio ao 24º Seminário Internacional do IBCCRIM como Editora exclusiva. 

Acesse a publicação final do I CPCrim, com a íntegra dos trabalhos apresentados: www.ibccrim.org.br/cpcrim

Realização

Patrocínio Master