Apresentação

O IBCCRIM promove entre os dias 27 e 30 de agosto o 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais, o maior encontro da área na América Latina. Com o tema "As Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos", o evento será realizado no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e reunirá pesquisadoras e pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e de diversos países do mundo.

Voltado para o público jurídico, incluindo estudantes, o Seminário aborda questões atuais afetas às ciências criminais de forma multidisciplinar, com Conferências e Painéis com renomados especialistas da área. Associadas e associados ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais contam com descontos especiais para a inscrição no evento.

Clique aqui para inscrições

Sintonizado com desafios contemporâneos, o 25º Seminário Internacional terá também a inserção de temas inovadores, como criptomoedas, fake news e pornografia de vingança. A proposta desta edição é analisar as violações cometidas contra os valores democráticos no Brasil, representadas pelo endurecimento penal e o arrefecimento de políticas criminais voltadas à lógica bélica. O objetivo é discutir e propor alternativas para os mecanismos que violam as garantias fundamentais e constitucionais, como presunção de inocência, direito de defesa, liberdade de expressão e de manifestação.

Ao propor as Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos,  25º Seminário Internacional contará com uma programação multidisciplinar, concentrada na construção de respostas sistêmicas, que passam pela implementação de direitos sociais, pela discussão das competências federativas, propondo uma reorganização estrutural dos órgãos de segurança pùblica, do sistema prisional e do sistema de justiça criminal.

Além das mesas que compõem a programação, divididas nos períodos da manhã e da tarde, o evento também contará com atividades abertas para todos e todas, como lançamentos de livros - organizados pela Editora Tirant lo Blanch , que confirmou patrocínio-master para o Seminário.

Por fim, vale dizer que a atual gestão do IBCCRIM elegeu três eixos de atuação prioritários para os próximos dois anos: enfrentamento ao genocídio da população negra; defesa das liberdades democráticas; e democratização do sistema de justiça.

Esses três temas permearão as atividades do Seminário Internacional, que neste ano celebra 25 anos de um dos eventos mais tradicionais do âmbito jurídico no Brasil. Crime e Sociedade; Direito Penal e Processo Penal; e Direito Penal Econômico e Compliance serão outros três grandes campos que farão parte da composição do evento.

Realização